ATENDIMENTO 24H  (81) 3423 . 2399

Marcação de Consulta   (81) 3217-2452 | 3217-2453

Entendendo os tipos de lesões

As lesões de ossos e ligamentos são muito comuns nas emergências e os traumas mais rotineiros e suas denominações confundem bastante os pacientes. Doutor? Foi um fratura ou uma luxação? Foi um entorse ou uma fissura? As lesões que quebram um ou mais ossos são chamadas de fraturas. Neste caso há uma perda da continuidade entre o osso que se parte ou se "fissura" em alguma parte. O termo "fissura" não é usado em traumatologia, os pacientes usam se referindo a uma fratura em quem as partes não sairam do lugar, ou seja, quebrou (fraturou), mas o osso ficou com o mesmo formato. Então, doutor? Quebrou ou fraturou? Quebrou e fraturou, pois ambos querem dizer a mesma coisa. Mas o médico vai dizer que fraturou, que é o termo correto. E o entorse? Torceu? O entorse é decorrente de um trauma torcional, que gera uma lesão ou ruptura de parte dos ligamentos da articulação (junta). Quando o paciente diz  "virei o pé" geralmente ocorre um entorse (lesão ligamentar), sendo que algumas vezes a lesão tem mais energia e uma simples "virada de pé" ocasiona uma fratura. Doutor, foi só uma luxaçãozinha? Bem, o termo luxação refere-se a perda de continuidade entre duas superfícies articulares. Ou seja, a junta saiu do lugar. É uma lesão grave que deve ser prontamente tratada, recolocando (reduzindo) os ossos em seus locais.

Resumindo:  Houve uma fratura =  "O osso quebrou"
                   Há um entorse do tornozelo = o ligamento está danificado e pode ser necessário imobilização ou reparo cirúrgico.
                   Há uma luxação = a junta saiu do lugar, está deslocada e deve ser recolocada.
Na dúvida, procure o Hospital de fraturas!

Por Dra. Renata Leal