ATENDIMENTO 24H  (81) 3423 . 2399

Marcação de Consulta   (81) 3217-2452 | 3217-2453

Lombalgia

O termo Lombalgia significa dor na região lombar, a qual é a área compreendida entre o polo inferior das escápulas e o início da prega glútea.

É estimado que cerca de oitenta por cento da população mundial apresenta, em algum momento da vida, queixas de Lombalgia. Porém nem sempre conseguimos determinar uma causa exata para este tipo de dor.

Os mais diversos órgãos e sistemas podem ser responsáveis por dor lombar. Cólicas nefréticas, cálculos renais e biliares, problemas hepáticos, renais e do trato gastrointestinal, além de problemas sistêmicos com doenças reumáticas, inflamatórias, displásicas, hematológicas e oncológicas podem ser fonte deste tipo de dor. Porém a causa mais comum de dor lombar nos dias de hoje se refere aos hábitos de vida diária da população geral.

Sedentarismo, obesidade, flacidez abdominal, encurtamento de grupos musculares, tabagismo, stress, ansiedade, depressão, respondem como principais fatores de risco para dor lombar.

O tratamento de dor lombar é variado e individualizado. Não há uma receita mágica que tenha bom resultado com todos os pacientes. O primeiro passo consiste em um bom diagnóstico clínico e com exames complementares se necessário para depois iniciar o tratamento direcionado ao problema de base.

Consulte seu médico sempre que necessário e não esqueça que não há vida saudável sem hábitos saudáveis.

 

Por Dr. Carlos Romeiro 

Veja Também