ATENDIMENTO 24H  (81) 3423 . 2399

Marcação de Consulta   (81) 3217-2452 | 3217-2453

Prevenção de acidentes com crianças

Quando o bebê começa a se locomover por conta própria seja engatinhando ou andando, novas oportunidades surgem e a criança busca  explorar ao máximo os ambientes. Esta curiosidade põe os menores em risco.  Dentre os acidentes mais comuns estão as quedas, a lesão de ponta dos dedos nas portas e janelas, o esmagamento dos dedos em cadeiras de balanço ou cadeiras que se desmontam (dobráveis, ex: cadeiras de praia) e a subluxação do cotovelo (pronação dolorosa).

As crianças que começam a engatinhar/andar não devem ser deixadas sozinhas, pois por não possuírem equilíbrio caem com frequência.  As portas, tanto em sua parte de dobradiça quanto de fechadura, podem amputar/esmagar os dedinhos dos pequenos. As cadeiras articuladas, em suas dobras, também podem causar danos aos dedinhos. 

Outra lesão frequente é a pronação dolorosa ou subluxação do cotovelo que ocorre quando a criança é puxada pela mão sendo o cotovelo estendido bruscamente. Ocorre geralmente quando a criança está  andando de mão dada com o cuidador e em ameaça de cair o cuidador puxa a criança pela mão, ou quando o menor é retirado de uma piscina ou de outro local sendo puxado pela mão ou antebraço. O quadro é bastante doloroso e a criança necessita ser levada com urgência para um serviço de traumatologia para que o cotovelo possa ser reduzido (recolocado no lugar). 

Atenção redobrada nesta fase é a orientação!

 

Por Dra. Renata Leal

Veja Também